Tudo o que você precisa saber para incluir a doação de leite materno na sua campanha

Justificativa da campanha

OBJETIVO DO PROJETO

O objetivo do Fadas do Leite é promover a doação de leite materno para bebês prematuros, aumentando o volume de doações e reduzindo a taxa de mortalidade de recém nascidos.

CENÁRIO

No Brasil, nascem por ano cerca de 3 milhões de bebês e mais de 300 mil são prematuros, que precisam de cuidados especiais para sobreviver.


Os prematuros dificilmente conseguem mamar no peito e muitas mães apresentam dificuldades na produção de leite logo após o parto, justamente quando o bebê mais precisa.
 

O leite materno doado oferece anticorpos essenciais para os bebês, além de nutri-los.


O leite doado aumenta muito a chance de sobrevivência dos prematuros em UTI.

OS BANCOS DE LEITE

A rede brasileira de bancos de leite humano supre 60% da demanda para os recém-nascidos internados nas UTIs neonatais.
 
40% dos bebês que precisam não recebem leite materno.

BENEFÍCIOS PARA PATROCINADORES

 

:. O patrocinador ajudará nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável pela ONU, de uma forma simpática e inovadora.

:. A causa atrairá naturalmente mídia gratuita ao patrocinador. (ver vídeo abaixo como exemplo)

Consultoria Fadas do Leite para patrocinadores e agências de publicidade

COMO TRABALHAR COM BANCOS DE LEITE, FIOCRUZ, MINISTÉRIO DA SAÚDE, SOCIEDADES DE PEDIATRIA & AFINS ?

Há diversas instituições trabalhando pela doação de leite materno. O primeiro desafio é conseguir contatos e parcerias com essas instituições, que compartilham muita informação técnica de saúde, mas não falam a linguagem das empresas e das agências de publicidade.

O Fadas do Leite tem equipe multidisciplinar com experiência tanto na área de saúde quanto em administração e marketing. Entendemos o que cada stakeholder precisa e fazemos a interlocução.

O QUE PODE, DEVE OU NÃO FAZER NA SUA CAMPANHA?

Para criar uma campanha efetiva de promoção da doação de leite materno é preciso entender como funciona a rede brasileira de bancos de leite humano. Inclui saber, por exemplo, como é o cadastro de doadoras, como elas são atendidas pelos bancos de leite e as dificuldades que podem surgir com exames de sangue, coleta domiciliar e bairros ou municípios sem atendimento.

O Fadas do Leite descasca esse abacaxi para os patrocinadores e agências de publicidade, ajudando a criar campanhas dentro dos interesses dos patrocinadores e do que é possível e permitido pela legislação e operação dos bancos de leite. Garantindo assim que a campanha não vire apenas mais um blablabla.

DÁ PARA FAZER UMA CAMPANHA NACIONAL?

Sim e não. É possível fazer campanhas de conscientização através de mídias de massa, quando o objetivo é apenas falar do assunto. Se o patrocinador tem lojas, clínicas ou pontos físicos de atuação, será necessário estudar a rede do patrocinador e costurar parcerias locais com os bancos de leite, incluindo apenas os locais onde é possível doar leite e evitando assim a frustração de uma mãe atingida pela campanha, mas que não tem para onde doar.

QUEM PODE FALAR DE DOAÇÃO DE LEITE MATERNO PELO PATROCINADOR?

Campanhas de apoio à doação de leite materno costumam conseguir cobertura de mídia com facilidade. Mas os patrocinadores não têm ninguém para falar do assunto...

Os fundadores do Fadas do Leite possuem ampla experiência em dar entrevista para todo tipo de mídia e participar de diferentes tipos de evento. Entendemos os interesses dos patrocinadores e podemos representá-los.

COMO MENSURAR OS RESULTADOS DA SUA CAMPANHA?

O primeiro dado importante para sua campanha é saber que a escala envolvida é pequena. Em média, os bancos de leite atendem 60 doadoras por mês. Nossos shoppings patrocinadores captam em média 10 novas doadoras por mês. Mas veja que 10 novas doadoras em um mês podem aumentar em mais de 10% o volume de leite materno captado por um banco de leite! E cada doadora ajuda a alimentar e salvar a vida de vários bebês, tendo um profundo impacto na vida dos recém-nascidos.

Osbancos de leite não fornecem dados precisos do impacto da campanha, inclusive por sigilo médico. Mas o Fadas do Leite sabe que mensurar o resultado da campanha é fundamental para o patrocinador, por isso fornecemos relatórios periódicos com os dados que temos e estimativas dos demais dados.

QUAIS DATAS SÃO IMPORTANTES PARA A CAUSA?

Além das datas tradicionais - dia das Mães, Pais e Crianças - há datas específicas para a causa:

:. 19 de maio, Dia Mundial da Doação de Leite Humano

:. Primeira semana de agosto, SMAM - Semana Mundial de Aleitamento Materno

:. Agosto Dourado, mês de apoio ao aleitamento materno

:. 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade

:. Novembro Roxo, mês de conscientização para a prematuridade

Patrocinadores e Apoiadores

Peça uma proposta de consultoria

Todos os direitos reservados

© Fadas do Leite